Cineclube Pedagogias da Imagem – Mostra Ecofalante

Para quais experiências o cinema nos convoca? Tendo em vista que são diversas as produções audiovisuais capazes de nos afetar atualmente, também são múltiplos os modos pelos quais as imagens nos forçam a pensar. Por isso, com o objetivo de ampliar as linhas de atuação do cineclube e dar conta de diferentes linguagens, públicos, formatos, temas e debates que cada vez mais nos interpelam, o projeto Pedagogias da Imagem inaugurou, a partir de agosto/2018, uma nova modalidade de sessão que veio a se juntar às tradicionais sessões mensais. A Matinê Pedagogias da Imagem almeja ocupar horários alternativos com sessões de filmes e debates, ofertando a possibilidade de participação para escolas e turmas de ensino médio, profissionais da educação básica e superior, pessoas ligadas ao campo do audiovisual em geral, além do público espontâneo.

Deste modo, além de um estreitamento de possíveis parcerias com a educação básica, a Matinê Pedagogias da Imagem busca intensificar a dinâmica cultural do campus da Praia Vermelha, não apenas restrito a atividades acadêmicas, mas de portas abertas à sociedade, estimulando a circulação de diferentes públicos em istanbul escort suas atividades.

Como parte das comemorações dos 50 anos da FE, esta inauguração foi marcada, ao longo do mês de agosto, pela parceria com a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental – maior mostra de cinema socioambiental da América do Sul -, que já passou por São Paulo e em agosto desembarcou no Rio, Niterói e Brasília. O cineclube Pedagogias da Imagem foi o responsável por acolher a itinerância UFRJ da mostra. Tivemos três sessões semanais, às terças-feiras pela manhã, com a exibição de um curta-metragem e um longa-metragem, seguida de conversa com algum convidado especial. Ao todos, foram exibidos 6 filmes.

A programação incluiu filmes que não apenas provocam o pensamento sobre o ambiente, mas instauram por si mesmos ambiências e modos imagéticos de pensar/habitar o mundo. As conversas após a exibição procuraram distender os temas e favorecer a circulação de ideias em contato com o público.

 

7 de agosto – Às margens (Coréia, 2017), de Kim Hyung-Cheol / Cidadã Jane: a luta pela cidade (Citizen Jane: battle for the city – EUA, 2016), de Matt Tyrnauer

Convidada: Tamara Egler – IPPUR/UFRJ

 

14 de agosto – Corp (Argentina, 2016), de Pedro Polledri / Dedo na ferida (Brasil, 2017), de Sílvio Tendler

Convidado: Sílvio Tendler – diretor do filme ‘Dedo na ferida’

 

21 de agostoImigrantes digitais (Suíça, 2016), de Norbert Kottmann & Dennis Stauffer / Sociedade do almoço grátis (Alemanha, 2017), de Christian Tod

Convidado: José Ricardo Ramalho – IFCS/UFRJ